terça-feira, 31 de maio de 2011

O Lúdico na Aprendizagem



como forma de aprender "jogando e/ou brincando"


Segundo PIAGET “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. 

O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive. Através do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogo é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. É somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu (TEZANI, 2004).

O jogo é mais importante das atividades da infância, pois a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter seu equilíbrio com o mundo. A importância da inserção e utilização dos brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é uma realidade que se impõe ao professor. Brinquedos não devem ser explorados só para lazer, mas também como elementos bastantes enriquecedores para promover a aprendizagem. Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Os professores precisam estar cientes de que a brincadeira é necessária e que traz enormes contribuições para o desenvolvimento da habilidade de aprender e pensar. (CAMPOS)

Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp140.htm acesso em 31de Março de 2011 às 14 hs.

  Diante do exposto, à aluna Marcia Caroline confeccionou um BINGO para aula de língua inglesa, tendo como público alvo o  6oano do ensino fundamental, com  imagens, onde cada imagem representava uma profissão na língua supra citada acima. Seu objetivo era fazer com que os alunos socializam-se a pronúncia de cada profissão em inglês, a sua respectiva figura, ou seja, cada palavra a ser sorteada, era pronunciada, e marcada pelos alunos  se os mesmos as encontrassem nas suas respectivas cartelas, utilizando-os de grãos. Trabalhando a memorização e o acréscimo do seu vocabulário. Assim se conclui à apresentação,sendo válido salientar, que o BINGO pode ser construído e/ou elaborado de várias formas e dimensões.






À aluna apresentou ainda um BINGO DOS DESEJOS, esse foi elaborado com 25 adjetivos em inglês, para um público do 9o Ano do ensino fundamental, onde os alunos iriam escolher dez desses, à cada palavra sorteada o aluno iria marcando as que estivessem entre suas escolhidas, e o vencedor além de enriquecer  seu vocabulário, estaria sendo premiado.



Postado por: Marcia Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário