terça-feira, 31 de maio de 2011

Os Recursos Didáticos no Ensino da Língua Inglesa


            
      
          Em uma das aulas de Oficina e Recursos Didáticos administrada pela professora Patrícia Santos, a turma teve o privilégio de ser contemplada com a visita da professora Polyana Rodrigues. À tarde foi bastante proveitosa, no que diz respeito principalmente aos conhecimentos adquiridos naquela aula. Seu objetivo foi nos mostrar a dimensão de recursos didáticos que se pode ter e/ou criar para o ensino de língua inglesa. Sendo válido salientar, que não ficamos apenas na exposição e na teoria, também fomos à prática.

            Em um primeiro momento a referida professora se apresentou; falou-nos da sua experiência em sala de aula e por sinal o seu gosto pela profissão. Em seguida mostrou seus recursos e foi nos explicando as várias possibilidades de se trabalhar com cada um deles, fazendo-nos refletir à nossa prática e ao mesmo tempo nos dando estímulo para continuar diante de um ensino público falho, que não favorece tantos recursos para as aulas, em especial, de língua inglesa. Depois nos apresentou um dos seus textos: OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA MODERNIDADE que diz: 



         A Língua Inglesa é uma disciplina que tem se destacado muito no âmbito educacional nos últimos tempos, deixando de ser uma aprendizagem adquirida só pela elite e necessária só a eles, pois com a globalização, o papel deste idioma se potencializou no nosso país, chegando a ser realmente necessária para toda a sociedade. O panorama atual também mudou o cenário deste ensino principalmente para os primeiros anos de vida escolar, onde atualmente ela já está sendo ministrada em grande parte das
escolas particulares do nosso país, não por uma exigência do ministério da educação, mas por uma necessidade da sociedade, traduzida pela exigência dos pais com estas escolas. Desta forma precisamos rever as metodologias significativas para este ensino, como também o uso de recursos didáticos para cada nível da educação. Hoje em dia devemos sempre associar o processo de ensino / aprendizagem a uma abordagem interativa e contextualizada com o mundo dos nossos alunos e o da Língua Inglesa.

            Os recursos didáticos podem ser os mais variados, que vão dos mais complexos como uma lousa digital a um cartaz feito com uma figura de uma revista ou até mesmo um gesto corporal, o importante é relação deste recurso com o Inglês, com o conteúdo e com uma situação significativa, relacionando o imaginário com a possibilidade do real.De acordo com Briggs (1973), o sorriso ou uma palmada no ombro, os livros, os mapas, os objetos físicos, as fotografias, os filmes, enfim os recursos com o objetivo de apresentar estímulos ao educando; e estes, por sua vez serão úteis e eficazes, se selecionados com base na análise sistemática dos objetivos educacionais.

          Para a elaboração e seleção de recursos didáticos é necessário o conhecimento prévio da turma, analisando: idade, interesses, vivências, contexto de vida social, etc.Também é necessário relacionar o assunto que será ministrado, com situações significativas, trazendo recursos que possam mediar da forma mais real possível este processos. Muitos professores levam para sala de aula um vídeo, exibindo-o muitas vezes em uma lousa digital de última geração e não conseguem motivar seus alunos para a aprendizagem que eles esperariam que fosse adquirida a partir daquele recurso didático, pois eles esqueceram que para utilização deste recurso eles devem ser os mediadores do vídeo com os alunos,para não deixarem passar um filme sem um objetivo direcional, sem uma necessidade de aprendizagem e interesse do aluno, sem despertar o encanto da situação que será apresentada e assimilada.
             O professor é o mediador do recurso didático com o aluno, ele é quem vai traçar caminhos e idéias para dar vida a este meio físico, é ele quem vai estabelecer o êxito ou o fracasso dele para o auxilio ao processo da aprendizagem.Não podemos dizer que o melhor recurso didático é o uso de computadores em sala de aula, uma lousa digital, um data show ou uma televisão de última geração, o potencial do recurso didático esta intimamente ligado a criatividade do professor em fazê-lo parte encantadora e necessária a vida do seu alunado, muitas vezes uma música com gestos corporais e inserida em um contexto em um ambiente ao ar livre, auxiliará mais na aprendizagem de determinado assunto do que um filme de 2 horas em uma televisão de 40 polegadas digital em um ambiente climatizado. O professor tem o papel fundamental no processo ensino / aprendizagem, por mais tecnologias adquiridas, o sistema educacional sempre vai necessitar de um professor dinâmico, incentivador, comprometido e atualizado com a sociedade.





          Por fim, Diante de todas as indagações, exposições e discussões, fomos à prática, como já mencionado anteriormente. Cada grupo escolheu um dos recursos apresentado pela professora, planejamos uma aula e apresentamos em sala. 

 Ewerton, Elaine e Juciana trabalhando com Fantoches


 Juliana e Marcia trabalhando as cores com flashcards


 Luana e Joice trabalhando os números com flashcards

             Sendo assim, podemos afirmar que foi uma aula de suma importância na nossa formação, e aqui abrimos um espaço para fazer nossos agradecimentos as professoras Patrícia Santos & Polyana Rodrigues, afinal ambas são educadoras e tem e teve nos proporcionado grandes conquistas ao conhecimento de mundo e ensino. A vocês o nosso muito obrigado pelo incentivo, apoio e colaboração ao nosso processo de futuros educadores.
       
            
Postado por: Marcia Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário